Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / 1ª RODA DE CONVERSA LEVA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO, THAD E TOD EM CAMPINORTE

por Dennis Carlos Soares Mendonca publicado 09/05/2023 12h34, última modificação 09/05/2023 12h34
1ª RODA DE CONVERSA LEVA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO, THAD E TOD EM CAMPINORTE NESTA SEXTA FEIRA 28 DE MAIO DE 2023.
O objetivo foi falar sobre a integração e a inclusão plena das crianças autistas em espaços e ambientes essenciais para a sua cidadania. O autismo não é uma doença; é uma condição que compromete a capacidade de comunicação e a linguagem.
A barreira social encontrada pelas crianças autistas dificulta a sua participação na sociedade. Essa situação reforçou a necessidade de debates que abordem esse tema e mostrem como elas devem ser acolhidas. A roda de conversa teve a participação da Neuropisicologa Drª Carla Viana, Drª Fonaudiologa e mães de uma crianças autistas. O evento foi idealizado pela enfermeira Virginia Costa e seu esposo Vereador Josemar Maleta e Presidente da Câmara Municipal Julimar Caetano.
O TOD, Autismo e TDAH são transtornos do neurodesenvolvimento distintos, mas que causam dificuldades cognitivas, sociais e emocionais. Como podem ter sintomas parecidos, é preciso conhecer as características de cada um deles para poder reconhecê-los e diferenciá-los.
O TOD — Transtorno Opositivo Desafiador; o Autismo — Transtorno do Espectro Autista e o TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade são patologias diferentes mas com sintomas semelhantes.