Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / OVG está com inscrições abertas para 5 mil bolsas de ensino superior do Programa Universitário do Bem em Goiás

por adm publicado 28/06/2021 09h27, última modificação 28/06/2021 09h27

Estudantes em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever até dia 16 de julho no site da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Agora, o benefício acontece desde o primeiro semestre; veja critérios para participar.

O Programa Universitário do Bem (ProBem), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), está com inscrições abertas para 5 mil bolsas de estudo para o ensino superior. As vagas são para estudantes em situação de vulnerabilidade social. As inscrições acontecem até dia 16 de julho no site da organização.

Para concorrer ao benefício, os universitários devem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e precisam ter vínculo com a Instituição de Ensino Superior (IES). O resultado final do processo será divulgado no início de agosto.

Os contemplados vão receber o benefício no segundo semestre deste ano. Ao todo, serão ofertadas 4 mil bolsas que vão custear 50% do valor da mensalidade e outras 1 mil que vão cobrir 100%. O benefício parcial para os alunos será de até R$ 650 e o integral de até R$ 1,5 mil. Já para alunos de medicina e odontologia, a bolsa parcial será de R$ 2,9 mil e R$ 5,8 mil para a bolsa integral.

De acordo com a organização, no programa Bolsa Universitária, o estudante tinha que cursar no mínimo seis meses de curso superior. Agora, no Probem ele pode receber o benefício desde o primeiro semestre.

A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, informou que esse processo seletivo vai beneficiar ainda mais os estudantes vulneráveis ao possibilitar a bolsa desde o início da faculdade.

“Agora, oferecemos a oportunidade de os estudantes serem beneficiados com a bolsa desde o início do curso. Sabemos que muitos não têm condições de bancar seis meses de faculdade para só então buscar a bolsa, como era feito antes. Hoje, todos os universitários vulneráveis de Goiás podem concorrer o ProBem, sem distinção”, disse a primeira-dama.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, alerta que, antes de se inscreverem ao ProBem, os candidatos devem acessar o edital do processo seletivo disponível no site da organização.

“É de extrema importância que os estudantes leiam todas as informações e os requisitos para concorrer ao benefício. Também é preciso que preencher o formulário com muita atenção, principalmente ao inserir seu Número de Identificação Social (NIS), pois é a partir dele que a equipe do irá identificá-lo na base de dados do CadÚnico”, ressalta.

Quem pode se inscrever:

• Aluno deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal até o dia 25 de maio - as inscrições são feitas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou no Núcleo de Assistência Social (Nas);
  • Ser morador de Goiás;
  • Estar matriculado em curso do ensino presencial de universidades conveniadas com o programa;
  • Não ter diploma de graduação;
  • Ser socioeconomicamente vulnerável;
  • Não ter sido desligado do quadro de bolsistas da OVG nos últimos cinco anos.

Programa Universitário do Bem

O Probem é uma reformulação do antigo programa Bolsa Universitária. O governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionou a lei que decretou a mudança no dia 5 de janeiro deste ano. Além das bolsas de estudo, o programa faz a mediação do acesso de jovens ao mercado de trabalho.

Atualmente, o programa conta com 6 mil bolsas ativas e destinará parte das cinco mil novas vagas às chamadas profissões do futuro e para aquelas áreas de formação que atendam às demandas por mão de obra em todas as regiões do Estado, além de abrir portas para a qualificação e estágios por meio do Banco de Oportunidades.

Fonte: G1 Goiás